Tamanho, participação, tendências e previsão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos por tipo, material, aplicação e região, 2026-2034

Tamanho, participação, tendências e previsão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos por tipo, material, aplicação e região, 2026-2034

Report Format: PDF+Excel | Report ID: SR112026A44979

Tamanho e participação do mercado de embalagens de alimentos frescos no Brasil: 

O tamanho do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos atingiu USD 2.8 Bilhões em 2025. Para o futuro, o IMARC Group espera que o mercado atinja USD 4.6 Bilhões até 2034, apresentando uma taxa de crescimento (CAGR) de 5.65% during 2026-2034. O mercado é significativamente impulsionado pela crescente demanda por soluções sustentáveis, pelo aumento da adoção de embalagens flexíveis por conveniência e economia, e pela proliferação de tecnologias inteligentes para aumentar a segurança, a rastreabilidade e o frescor dos alimentos em toda a cadeia de suprimentos.

Atributo de relatório 
Principais estatísticas
Ano base
2025
Anos de previsão
2026-2034
Anos históricos
2020-2025
Tamanho do mercado em 2025 USD 2,8 bilhões
Previsão de mercado para 2034 USD 4,6 bilhões
Taxa de crescimento do mercado (2026-2034) 5.65%


Tendências do mercado de embalagens de alimentos frescos no Brasil:

Aumento da demanda por soluções sustentáveis

O mercado está observando uma necessidade crescente de soluções de embalagens ecologicamente corretas, uma vez que os consumidores e as empresas estão cada vez mais preocupados com o aspecto ambiental. A mudança de pensamento em relação às embalagens biodegradáveis, recicláveis e compostáveis é motivada pela maior sensibilidade em relação aos resíduos plásticos e sua contribuição para a poluição. As leis rígidas dos governos para limitar o uso de plásticos de uso único e incentivar alternativas ecologicamente corretas estão acelerando esse movimento. Por exemplo, em setembro de 2024, o Brasil produziu 7 milhões de toneladas de plástico, sendo 44% de uso único. O governo planeja metas obrigatórias de reciclagem, enquanto as empresas exploram soluções de embalagens compostáveis, recicladas e alternativas. Além disso, as empresas, por sua vez, estão adotando materiais criativos, como embalagens à base de papel e plásticos à base de plantas, para atender às demandas dos clientes por sustentabilidade. Embora os consumidores e as agências governamentais estejam desafiando o setor de alimentos frescos a criar produtos mais ecológicos, a crescente demanda nacional por embalagens sustentáveis.

Crescimento na adoção de embalagens flexíveis

O novo mercado de embalagens de alimentos do Brasil está experimentando um crescimento na utilização de embalagens flexíveis porque elas são acessíveis, portáteis e adaptáveis. As embalagens flexíveis para produtos frescos, carnes e laticínios estão se tornando mais populares devido à crescente demanda por conveniência, principalmente nas áreas urbanas. Essa configuração de embalagem flexível está ganhando grande popularidade, pois oferece melhor proteção contra elementos externos, maior vida útil de armazenamento e menor utilização de material. Além disso, os clientes e varejistas consideram a embalagem flexível mais atraente porque é fácil de carregar e transportar. Os benefícios de conveniência e preço promoverão uma mudança constante na direção da embalagem para materiais flexíveis com a evolução do setor de alimentos frescos. Por exemplo, em março de 2024, a SIG lançou a embalagem spouted pouch no Brasil por meio de uma parceria com a DPA Brasil, introduzindo o iogurte Chamyto em embalagens leves e fáceis de usar, aumentando a conveniência e a presença no mercado.

Aumento do uso de tecnologias de embalagens inteligentes

As tecnologias de embalagens inteligentes são muito comuns no setor de embalagens de alimentos frescos no Brasil, pois os fabricantes e varejistas buscam meios de melhorar a segurança e a qualidade dos produtos. Essas tecnologias, como etiquetas RFID, códigos QR e indicadores de temperatura, permitem o rastreamento em tempo real do frescor e da rastreabilidade dos alimentos ao longo da cadeia de suprimentos. À medida que aumenta a pressão dos consumidores por transparência e segurança, as embalagens inteligentes apresentam um meio de garantir que os alimentos frescos sejam protegidos da fazenda à mesa. Impulsionada pela inovação tecnológica contínua e pela ênfase ampliada na minimização da perda de alimentos, a embalagem inteligente é fundamental para manter o frescor e otimizar a logística.

Segmentação do mercado de embalagens de alimentos frescos no Brasil:

O IMARC Group fornece uma análise das principais tendências em cada segmento do mercado, juntamente com previsões em nível regional para 2026-2034. Nosso relatório categorizou o mercado com base no tipo, no material e na aplicação.

Mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos

Insights de tipo:

  • Rígido
  • Flexível

O relatório forneceu uma divisão e análise detalhadas do mercado com base no tipo. Isso inclui rígido e flexível.

Insights sobre materiais:

  • Plástico
    • Polipropileno
    • Polietileno
    • Poliestireno
    • Cloreto de polivinila
    • Tereftalato de polietileno
  • Papel e papelão
    • Bagaço
    • Ácido polilático
    • Outros

Um detalhamento e uma análise do mercado com base no material também foram fornecidos no relatório. Isso inclui plástico (polipropileno, polietileno, poliestireno, cloreto de polivinila, tereftalato de polietileno), papel e papelão (bagaço, ácido polilático, outros).

Insights sobre aplicativos:

  • Ovos, carnes e frutos do mar
  • Frutas e legumes
  • Produtos lácteos

O relatório forneceu um detalhamento e uma análise do mercado com base na aplicação. Isso inclui ovos, carnes e frutos do mar, frutas e vegetais e produtos lácteos.

Insights regionais:

  • Sudeste
  • Sul
  • Nordeste
  • Norte
  • Centro-Oeste

O relatório também forneceu uma análise abrangente de todos os principais mercados regionais, que incluem Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Cenário competitivo:

O relatório de pesquisa de mercado também forneceu uma análise abrangente do cenário competitivo. A análise competitiva, como a estrutura do mercado, o posicionamento dos principais participantes, as principais estratégias vencedoras, o painel competitivo e o quadrante de avaliação da empresa foram abordados no relatório. Além disso, foram fornecidos perfis detalhados de todas as principais empresas.

Notícias sobre o mercado de embalagens de alimentos frescos no Brasil:

  • 4 de dezembro de 2023: A Sonoco adquiriu a Inapel Embalagens, uma empresa brasileira de embalagens flexíveis, para fundir-se com suas operações atuais em Pinhais. A Inapel unirá forças com a subsidiária da Sonoco, a Graffo Paranaense de Embalagens, para aumentar os serviços de embalagens flexíveis. Os antigos proprietários da Inapel permanecerão como membros estratégicos, contribuindo para inovações em embalagens sustentáveis. Essa aquisição está alinhada com a estratégia de crescimento da Sonoco&rsquo e fortalece sua presença no mercado brasileiro.
  • 17 de julho de 2023: Da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (FEQ-UNICAMP) e do Centro de Tecnologia de Embalagens do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em São Paulo, uma equipe de pesquisa brasileira criou um filme sustentável para embalagem de alimentos usando quitosana e poli(limoneno). Esse novo polímero aprimora suas qualidades antimicrobianas, antioxidantes e de bloqueio de raios UV e, ao mesmo tempo, resolve o problema do desperdício de plástico.

Cobertura do relatório do mercado de embalagens de alimentos frescos do Brasil:

Recursos do relatório Detalhes
Ano base da análise 2025
Período histórico 2020-2025
Período de previsão 2026-2034
Unidades Bilhões USD
Escopo do relatório

Exploração de tendências históricas e perspectivas de mercado, catalisadores e desafios do setor, avaliação do mercado histórico e futuro por segmento:

  • Tipo
  • Material
  • Aplicativo
  • Região
Tipos cobertos Rígido, flexível
Materiais cobertos
  • Plástico: Polipropileno, polietileno, poliestireno, cloreto de polivinila, tereftalato de polietileno
  • Papel e papelão: Bagaço, ácido polilático, outros
Aplicativos cobertos Ovos, carnes e frutos do mar, frutas e legumes, laticínios 
Regiões abrangidas Sudeste, Sul, Nordeste, Norte, Centro-Oeste
Escopo de personalização 10% de personalização gratuita
Suporte ao analista pós-venda 10-12 semanas
Formato de entrega PDF e Excel por e-mail (também podemos fornecer a versão editável do relatório em formato PPT/Word mediante solicitação especial)


Principais perguntas respondidas neste relatório:

  • Como o mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos se comportou até agora e como se comportará nos próximos anos?
  • Qual é a divisão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos com base no tipo?
  • Qual é a divisão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos com base no material?
  • Qual é a divisão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos com base na aplicação?
  • Qual é a divisão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos com base na região?
  • Quais são os vários estágios da cadeia de valor do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos?
  • Quais são os principais fatores determinantes e desafios no setor de embalagens para alimentos frescos no Brasil?
  • Qual é a estrutura do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos e quem são os principais participantes?
  • Qual é o grau de concorrência no mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos?

Principais benefícios para as partes interessadas:

  • O relatório do setor da IMARC&rsquo oferece uma análise quantitativa abrangente de vários segmentos de mercado, tendências históricas e atuais, previsões de mercado e dinâmica do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos de 2020 a 2034.
  • O relatório de pesquisa fornece as informações mais recentes sobre os motivadores, desafios e oportunidades do mercado de embalagens de alimentos frescos no Brasil.
  • A análise das cinco forças de Porter ajuda as partes interessadas a avaliar o impacto de novos participantes, a rivalidade competitiva, o poder do fornecedor, o poder do comprador e a ameaça de substituição. Ela ajuda os interessados a analisar o nível de concorrência no setor de embalagens para alimentos frescos no Brasil e sua atratividade.
  • O cenário competitivo permite que as partes interessadas compreendam seu ambiente competitivo e fornece uma visão das posições atuais dos principais participantes do mercado.

Need more help?

  • Speak to our experienced analysts for insights on the current market scenarios.
  • Include additional segments and countries to customize the report as per your requirement.
  • Gain an unparalleled competitive advantage in your domain by understanding how to utilize the report and positively impacting your operations and revenue.
  • For further assistance, please connect with our analysts.
Tamanho, participação, tendências e previsão do mercado brasileiro de embalagens para alimentos frescos por tipo, material, aplicação e região, 2026-2034
Purchase Options Discount
Offer
Benefits of Customization
  • Personalize this research
  • Triangulate with your data
  • Get data as per your format and definition
  • Gain a deeper dive into a specific application, geography, customer, or competitor
  • Any level of personalization

Get in Touch With Us

UNITED STATES

Phone: +1-201-971-6302

INDIA

Phone: +91-120-433-0800

UNITED KINGDOM

Phone: +44-753-714-6104

Email: sales@imarcgroup.com

Client Testimonials